Um dos principais desafios para as empresas, e fator determinante para a sua sobrevivência, é o de diferenciar-se da sua concorrência e assim manter-se competitiva. Os recursos humanos, não o setor, mas todas as pessoas de uma determinada organização, são parte essencial para a manutenção desse processo. É através delas, e só através delas, que se consegue obter as duas ferramentas que tem o potencial de agregar o valor necessário ao sucesso do negócio, quais sejam, a geração de ideias e a aplicação de uma mão de obra especializada.
Identificar esses talentos não é tarefa fácil, reter e comprometer essas pessoas é mais complicado ainda. Nesse sentido, organizações do mundo inteiro, despendem todos os dias, grandes esforços financeiros e organizacionais, na tentativa de desenvolver e/ou manter em seus ambientes, um bom clima organizacional, remunerando adequadamente e principalmente oferecendo condições humanas de trabalho.
Na era da informação e da velocidade, as exigências estão cada vez maiores, seja por parte dos clientes, dos governos ou da sociedade. Questões como qualidade de vida, poluição, saúde, stress e acidentes de trabalho estão em evidência e cada vez mais interligadas com as marcas, produtos e serviços, sendo utilizadas inclusive como marketing estratégico.
Acompanhando essa tendência a área de saúde, segurança e meio ambiente no Brasil tem avançado de maneira significativa, impulsionada em grande parte pela atualização da leis e pelo aumento das fiscalizações dos órgãos competentes.
Entretanto, mesmo com passos importantes em prol dessas questões, nosso país ainda tem um longo caminho a percorrer. Dados recentes da Organização Internacional do Trabalho, apontam que o Brasil é o quarto país onde mais ocorrem acidentes decorrentes do trabalho, com mais de 700 mil casos por ano, ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Na área de meio ambiente, de acordo com dados de 2014 do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) mais de 17 milhões de pessoas não são atendidas por nenhum tipo de coleta de lixo.
Esses dados nos trazem a dimensão do desafio no qual todos nós devemos estar comprometidos para alcançar os objetivos que nos trarão a qualidade de vida que buscamos.
Abraços e até a próxima.
Augusto Hoff